Bem-vindos!

Mas entrem com a cabeça aberta para novas percepções, afinal, várias décadas escutando a mesma coisa e não se aprofundando nos textos, de certo modo é apavorante! Leia, releia, pesquise. Novos horizontes se abrirão pra você e com o entendimento, terás a verdadeira liberdade. Ah .. por favor: marque na caixa de diálogo o que você achou do texto e deixe seu comentário, ok? Obrigado pela visita

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Satanás: o bode expiatório




Um dos personagens que servem de sustentação e contraposição para a bondade divina, Satanás-Lúcifer, durante séculos é temido e utilizado como causador dos males da humanidade. Manipulando textos e traduções ao seu bel prazer, a igreja cristã personifica o mito de Satanás-Lúcifer, podendo assim utilizar-se dele como arma para seus dogmas e propósitos políticos, financeiros e sociais.


O grande problema é que a própria Bíblia mostra que a história não é bem assim. Obeservando o contexto histórico e alguma passagens bíblicas, vemos que existe mais de uma verdade, além da que nos foi passada. Vejamos:

Liderados por Nabucodonosor II (reinado de 604 a.C. a 562 a.C) , os babilônios destruíram Jerusalém em 607 a.C., levando os judeus ao exílio babilônico. Lá permaneceram até o rei persa Ciro, o Grande, derrotar os babilônicos em 539 a.C., anexando a cidade e libertando-os de seu exílio.

Esdras 5,12. Mas nossos pais caíram na ira do Deus do céu, o qual os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, o caldeu; este destruiu o templo e transportou o povo cativo para Babilônia.

Até o cativeiro, os hebreus não tinham essa concepção maniqueísta do bem x mal. Tudo de bom e de ruim eram obras divinas, sejam elas para aprendizado, castigo ou ajuda. Temos vários exemplos disso espalhados pelos livros escritos em períodos que vão até o final do cativeiro. Em Isaías 45,5-6-7 diz:


5. Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim. Eu te cingi, quando ainda não me conhecias, 6. a fim de que se saiba, do levante ao poente, que nada há fora de mim. Eu sou o Senhor, sem rival; 7. formei a luz e criei as trevas, busco a felicidade e suscito a infelicidade. Sou eu o Senhor, que faço todas essas coisas.


Todas as promessas de Deus para os hebreus sempre referiam-se à multiplicação do seu povo, os quais herdariam a Terra. Aliás, essa foi a promessa de Deus para Abraão quando ele deixou Harã, em Ur, na Babilônia. Não existia nada sobre moradas no céu, vida eterna, etc.:

Gênesis 12.1. O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. 2. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. 3. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti.” 4. Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã.

Durante o tempo de cativeiro, os hebreus sofreram os maiores tipos de influências culturais, incluindo-se aí a religião. O zoroastrismo, religião dos persas, é a religião mais antiga do mundo a ensinar o triunfo do bem (Ahura-Mazda, o deus supremo) sobre o mal (Ahriman, o espírito mau). É lógico que 70 anos de cativeiro acabariam influenciando os hebreus na sua crença, tanto que eles acabaram adorando os deuses caldeus:

Josué 24,2. e Josué disse a todo o povo: Eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: outrora, vossos ancestrais, Taré, pai de Abraão e de Nacor, habitavam além do rio e serviam a deuses estrangeiros.

Agora, vamos à palavra Satã: Em hebraico, שׁטן , sâthân, significa “ser hostil”, opor-se, adversário. Uma palavra comum, utilizada para qualquer tipo de adversário, inimigo, etc. A primeira vez que a palavra “sâthân” aparece na Bíblia é em I Crônicas 21.1.:


1 Crônicas 21:1.

vayya`amodh sâthân `al-yisrâ'êl vayyâseth 'eth-dâviydhlimnoth 'eth-yisrâ'êl

Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel.



O livro 1 Crônicas foi escrito após o exílio da Babilônia! Observem agora, a mesma passagem escrita no livro II Samuel 24.1:


II Samuel 24.1

vayyoseph 'aph-Adonay lacharoth beyisrâ'êl vayyâseth'eth-dâvidh bâhem lê'mor lêkh menêh 'eth-yisrâ'êl ve'eth-yehudhâh

Tornou a ira do SENHOR a acender-se contra os israelitas, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá.


Alguém conseguiria explicar o por quê a palavra Adonay ser substituída por sâthân no livro de Crônicas? Obviamente, quando o livro de Samuel foi escrito, não havia ainda a influência do ser maléfico, portanto, ou ele foi escrito antes do exílio ou o seu escritor não teve contato com o zoroastrismo. Estas passagens comprovam claramente que, após o exílio, os judeus realmente sofreram a influência da religião do povo opressor. Eles retornaram do exílio acreditando que deveria haver um “adversário”, um “opositor”, um “sâthân”, um ser maléfico que se oporia à Deus, o bondoso.

Mas as controvérsias não param por aí. Os cristãos citam uma passagem do livro de Isaías como comprovação da existência de Satanás-Lúcifer no AT. Cabe salientar que o Livro de Isaías é dividido em três partes:

1 – Capítulos 1 a 39 – Antes do Cativeiro
2 – Capítulos 40 a 55 – Durante o Cativeiro
3 – Capítulos 56 a 66 – Retorno do Cativeiro

Diante disso, o livro é atribuído a Isaías mas é óbvio que ninguém viveria tanto tempo assim, afinal, Isaías era filho de Amós, nascido por volta de 760 a.C., de família nobre de Judá e profetizou em Jerusalém durante os reinados de Jotan, Acaz e Ezequias, antes do cativeiro. Vamos à passagem:


Isaías 14:12-14

'êykhnâphaltâ mishâmayim hêylêl ben-shâchar nighda`tâ lâ'ârets cholêsh `al-goyim
ve'attâh 'âmartâ bhilbhâbhkha hashâmayim 'e`eleh mimma`allekhokhebhêy-'êl 'âriym kis'iy ve'êshêbh behar-mo`êdh beyarkethêy tsâphon
'e`eleh `al-bomothêy `âbh 'eddammeh le`elyon


Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;
subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.


Alguém consegue identificar a palavra Lúcifer ali? Claro que não. Mas a Bíblia do Rei James Consegue e eles nem tem vergonha de colocá-la direto, sem escalas:

How art thou fallen from heaven, O Lucifer, son of the morning! how art thou cut down to the ground, which didst weaken the nations!

A palavra Lúcifer é originária do latim, quando foi traduzida por “São” Jerônimo, a famosa Vulgata:

Lux + fero = que leva a luz, luminoso.

Vamos pegar a tradução de Isaías 14.12 da Vulgata Latina:

quomodo cecidisti de cælo lúcifer qui mane oriebaris corruisti in terram qui vulnerabas gentes


Na tradução grega, a famosa Septuaginta, utilizaram-se as palavras:

eosfóros = luz matutina, astro brilhante
proi anatelon = nascida da manhã

Vamos à passagem em grego:

pwV exepesen ek tou ouranou o ewsforoV o prwi anatellwn sunetribh eiV thn ghn o apostellwn proV panta ta eqnh


Em hebraico, a palavra hêylêl ben-shâchar significa Hêylel, filho de Shâchar. A questão é que os tradutores usaram as palavras traduzidas literalmente:

Hêylel = estrela reluzente
Ben = filho
Shachar = alvo, branco

Portanto, vê-se claramente que os tradutores da Septuaginta, a primeira tradução do Antigo Testamento para outra língua, traduziram a palavra na sua literalidade. Também vê-se claramente que a palavra LÚCIFER é de origem latina, utilizada somente na tradução da Vulgata, feita por Jerônimo no século IV EA e, após vários concílios e revisões, virou sinônimo de Satanás.

Para quem adora afirmar que TEXTO FORA DE CONTEXTO É PRETEXTO, a passagem de Isaías é um ótimo exemplo disso, afinal, o contexto de Isaías 14 é claríssimo ao que se refere. Vamos ao início do capítulo?

Isaías 14:

1. Porque o Senhor terá compaixão de Jacó, e ainda dará a Israel a sua predileção e os restabelecerá na sua terra, os estrangeiros se reunirão a eles e se agregarão à casa de Jacó. 2.Os povos virão buscá-los para conduzi-los à sua morada. Possuí-los-á a casa de Israel na terra do Senhor como servos e como servas. Conservarão prisioneiros aqueles que os tinham detido, e dominarão seus opressores. 3. Quando o Senhor te tiver aliviado de tuas penas, de teus tormentos e da dura servidão a que estiveste sujeito,
4. cantarás esta sátira contra o rei de Babilônia, e dirás: Como? Não existe mais o tirano! Acabou-se a tormenta!


Ainda no mesmo capítulo, Isaías reafirma sobre quem ele fala:

21. Preparai o massacre dos filhos por causa da iniqüidade dos pais. Que eles não se levantem para conquistar o mundo, e invadir toda a face da terra. 22. Levantar-me-ei contra eles, declara o Senhor dos exércitos, apagarei o nome e o vestígio de Babilônia, sua raça e sua posteridade, diz o Senhor.

Ora, alguém podia explicar por quê Isaías começaria falando sobre o rei da Babilônia, faria uma pausa, profetizaria sobre Lúcifer e depois retornaria a falar sobre a Babilônia? Está claro que ele não fez isso. Utilizaram uma parte do TEXTO, baseada na tradução de São Jerônimo e colocaram FORA DE CONTEXTO para o PRETEXTO de inserir o diabinho.

Claramente o texto do capítulo fala sobre a queda do Rei da Baibilônia! Hêylêl ben-shâchar não seria simplesmente filho de um soberano de algum clã caldeu? Esquecem que os povos de antigamente eram formados por clãs de várias tribos?

E, pasmem: se a tal estrela da manhã é Lúcifer, o que fazemos com esta passagem do NT onde Pedro afirma que a estrela da manhã é Jesus?

II Pedro 1:

17. Porque ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando do seio da glória magnífica lhe foi dirigida esta voz: Este é o meu Filho muito amado, em quem tenho posto todo o meu afeto. 18. Esta mesma voz que vinha do céu nós a ouvimos, quando estávamos com ele no monte santo. 19. Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações. 20. Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.

Agora, alguém pode me responder porquê, nas traduções, esta passagem que fala da estrela da manhã não foi colocado LÚCIFER? Afinal, no texto da SEPTUAGINTA, a palavra eosfóros também aparece!


19. kai ecomen bebaioteron ton profhtikon logon w kalwV poieite proseconteV wV lucnw fainonti en aucmhrw topw ewV ou hmera diaugash kai ewsforoV anateilh en taiV kardiaiV umwn

A estrela da manhã também aparece em Apocalipse 2:28 e 22:16:

Apocalipse 2: 24. A vós, porém, e aos demais de Tiatira que não seguis esta doutrina e não conheceis (como dizem) as profundezas de Satanás, não imporei outro fardo. 25. Mas guardai o que tendes até que eu venha. 26. Então ao vencedor, ao que praticar minhas obras até o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs. 27. Ele as regerá com cetro de ferro, como se quebra um vaso de argila, 28. assim como eu mesmo recebi o poder de meu Pai; e dar-lhe-ei a Estrela da manhã.

Vemos claramente que Satanás ou Lúcifer, não são a Estrela da manhã e sim, o próprio JC.

Apocalipse 22: 16. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã.

E nesta, ele mesmo afirma que a estrela da manhã é ele.


Com o tempo, o pobre Satanás/Lúcifer foi incorporando outros nomes: Baal, Belial, Astarooth, Leviatã, etc.. todos nomes de deuses de outras religiões. Lembre-se: o deus de meu inimigo, é meu inimigo também.

Durante centenas de anos a Igreja Católica utilizou a figura do Diabo para justificar seus atos. Citamos como exemplo as Cruzadas e a "Santa" Inquisição.

Hoje, os evangélicos fazem a mesma coisa. Atacam o espiritismo, o kardecismo e todas as religiões de natureza afro como a umbanda, o batuque e o candomblé. Em suas palestras, programas de rádio e televisão chutam imagens, relacionam essas religiões ao demônio, pregam o fanatismo, o preconceito religioso e simulam retirarem esses "demônios" de dentro das pessoas.

Que uma pessoa com pouco estudo acredite nessas bobagens é até aceitável. O que não se pode aceitar é esse tipo de comportamento por parte de uma pessoa culta.

Definitivamente, religião não é isso que está sendo praticado nessas seitas evangélicas. Isso se chama FARSA, ENGANAÇÃO e INCITAÇÃO AO ÓDIO RELIGIOSO e fere a Constituição Brasileira.

Chega de intolerância. RESPEITO ACIMA DE TUDO.

8 comentários:

  1. Muito bom!
    Argumentos válidos. Dificil encontrar pessoas que possuam tamanha quantidade de argumentos e memória (ou fontes) suficientes para referencia citação de tantos trechos.

    Porém, quero ver algum religioso fanático dar ouvidos a isso!

    Aqueles que lêem esse texto inteiro e conferem os argumentos são aqueles que ja suspeitam o que nós já sabemos. A biblia foi/é um instrumento utilizado para N razões pela igreja ou religiao para controle de algo.

    Aqueles que discordam de você,
    ou não vão ler este artigo,
    ou mesmo lendo e perdendo todos os argumentos,
    vão continuar a seguir de forma fanatica sua crença.

    Mesmo considerando as exceções, é um processo trabalhoso e que não gera tantos resultados como gostaríamos.

    Parabens pelo seu esforço em argumentar e mostrar a verdade aqueles que a procuram. Pessoas com conhecimento e capacidade de compreensão de que vivemos em épocas diferentes e portanto, conseguimos argumentar contra historias desse genero. Agradeço o conhecimento compartilhado.

    ResponderExcluir
  2. q DEUS tenha misericordia d vcs e q os abençoe

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Não esqueçamos da questão do temível Espirito Santo, que em Atos fazia os próprios apóstolos pecarem contra Jesus nos longos e enfadonhos discursos: Jesus disse que se admitissem que eram filhos dos que mataram os profetas se fariam à medida dos crimes dos seus pais e em Ato: há porque nossos pais mataram os profetas e blá, blá, blá...
    Cristo foi apenas mais um falso profeta.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto.
    Falou a verdade. Pena que os fanáticos não darão ouvidos. Sou cercado de fanáticos e sei como eles são terríveis, não dá pra conversar. Além do mais precisam do bode expiatório, alguém em quem botar a culpa de suas frquezas e fracassos!
    Religião serve pra controlar as massas!

    ResponderExcluir
  5. o problema está na educação .Pessoas bem educadas vai respeitar qualquer religião/// outra coisa é a divulgação da ciências por ex: vc liga a televisão só vê programas religiosos e quase nada de programa ciêntífico.

    ResponderExcluir
  6. Ótima matéria. Há outros estudos e pesquisas, vídeos que reforçam isso. As mentiras convém aos fanáticos e oportunidas. Mas um dia a verdade sempre aparece.

    ResponderExcluir