Bem-vindos!

Mas entrem com a cabeça aberta para novas percepções, afinal, várias décadas escutando a mesma coisa e não se aprofundando nos textos, de certo modo é apavorante! Leia, releia, pesquise. Novos horizontes se abrirão pra você e com o entendimento, terás a verdadeira liberdade. Ah .. por favor: marque na caixa de diálogo o que você achou do texto e deixe seu comentário, ok? Obrigado pela visita

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O TESTEMUNHO FLAVIANO - Mais um engodo cristão




No afã de comprovar a veracidade de Cristo, os cristãos se valeram de vários métodos, entre eles, a adulteração de escritos antigos. Uma destas adulterações encontra-se no livro "A História dos Hebreus", que é uma compilação de vários livros de Josefo ("A Guerra Judaica", publicado em 79, "Antiguidades Judaicas", publicado em 94 - onde se encontra a tal passagem do testemunho Flaviano, "Contra Ápion" e "Autobiografia").

A passagem do livro a se discutir é essa, capítulo 772:

“Nesse mesmo tempo apareceu Jesus, que era um homem sábio, se todavia devemos considera-lo simplesmente como um homem, tanto suas obras eram admiráveis. Ele ensinava os que tinham prazer em ser instruídos na verdade e foi seguido não somente por muitos judeus, mas mesmo por muitos gentios. Ele era o Cristo. Os mais ilustres da nossa nação acusaram-no perante Pilatos e ele fê-lo crucificar. Os que o haviam amado durante a vida não o abandonaram depois da morte. Ele lhes apareceu ressuscitado e vivo no terceiro dia, como os santos profetas o tinham predito e que ele faria muitos outros milagres. É dele que os cristãos, que vemos ainda hoje, tiraram seu nome”

Josefo nasceu em 37 ou 38 da  era atual.  Ele mesmo informa em sua Autobiografia: "eu tenho o meu nascimento no primeiro ano do reinado do imperador Caio Cesar". Sem mais delongas, vamos aos porquês de Josefo não ter escrito este texto:

1 - JOSEFO ERA SADUCEU:

Saduceus eram um grupo de sacerdotes judaicos, avessos aos fariseus, ricos, geralmente proprietários de terras, controlavam o Templo, eram o partido majoritário no sinédrio, indicavam os sacerdotes do templo e também o sumo-sacerdote. Eram extremamente conservadores e não aceitavam nada além do Pentateuco. Também não acreditavam na imortalidade da alma, na ressurreição, em anjos ou demônios. Só isso já mostra que Josefo, mesmo historiador, não se deteria a tal comentário.

2 - JOSEFO NÃO TEVE CONTATO COM O CRISTIANISMO:

Em sua "Autobiografia", Josefo, com suas próprias palavras, prova que não teve contato com o cristianismo e muito menos o conhecia. Vejam:

“Quando fiz treze anos desejei aprender as diversas opiniões dos fariseus, dos saduceus e dos essênios, três seitas que existem entre nós, a fim de, conhecendo-as, eu pudesse adotar a que melhor me parecesse. Assim, estudei-as todas e experimentei-as com muitas dificuldades e muita austeridade”

Só esta passagem já coloca por água abaixo o texto em discussão. Josefo escreveu sua Auto-biografia após o ano 95, portanto, já com 58 ou 59 anos de idade e claramente ele afirma TRÊS SEITAS QUE EXISTEM ENTRE NÓS, sem deixar dúvida alguma que nunca viu um cristão na sua frente.



3 - OS TEXTOS ANTERIOR E POSTERIOR SE COMPLETAM:

O texto que antecede e o que procede o texto em discussão se complementam, mostrando claramente a interpolação no mesmo. Interpolação é quando, numa obra, introduz-se palavras, passagens e capítulos inteiros que não fazem parte dela, com o propósito de esclarecê-la. No caso em tela, serviu para justificar a existência do inexistente Jesus, nos textos de Josefo. A passagem 773 eu vou colocar somente o início pois é extensa:

771 - Em seguida, Pilatos tentou retirar dinheiro do tesouro sagrado para 
fazer vir a Jerusalém, pelos aquedutos, a água cujas nascentes distavam uns 
duzentos estádios. O povo ficou de tal modo revoltado que veio em grupos 
numerosos queixar-se e rogar-lhe que não continuasse aquele projeto. E, como 
acontece ordinariamente no meio de uma população exaltada, alguns chegaram 
de dizer-lhe palavras injuriosas. Ele ordenou então aos soldados que 
escondessem cacetes debaixo da túnica e rodeassem a  multidão. Quando 
recomeçaram as injúrias, sinalizou aos soldados para  que executassem o que 
havia determinado. Eles não somente obedeceram, como fizeram mais do que 
ele desejava, pois espancaram tanto os sediciosos quanto os indiferentes. Os 
judeus não estavam armados, e por isso muitos morreram e vários foram 
feridos. E a sedição terminou. 

773.  Por esse mesmo tempo, aconteceu uma grande perturbação na 
Judéia e um horrível escândalo em Roma, durante os sacrifícios de ísis. 
Começarei a falar deste último e depois passarei ao que se refere aos judeus. 
Havia em Roma uma jovem senhora, de nome Paulina, que não era menos 
ilustre por sua virtude que por seu nascimento e era tão bela quanto rica. Havia 
desposado Saturnino, a quem não poderíamos louvar suficientemente, 
bastando dizer que era digno de ser o marido de semelhante mulher. Décio 
Mundo, jovem que ocupava uma posição muito elevada na ordem dos 
cavaleiros, concebeu por ela o amor mais ardente que  se possa imaginar. E, 
como ela era de tal virtude que não se deixava conquistar por presentes, a 
impossibilidade de obter o seu desejo aumentou-lhe ainda mais a paixão. Ele 
chegou a oferecer-lhe duzentas mil dracmas por uma noite, porém ela rejeitou a 
proposta com desprezo. 

Vemos que Josefo fala dos eventos perturbatórios que acontecem em Jerusalém e que claramente o capítulo que fala sobre JC fica à toa, sem sentido algum.

Os cristãos, ávidos por achar alguma comprovação do seu messias FAKE, interpolaram o texto descaradamente para "achar" uma testemunha válida. Diante do exposto, vimos que foi em vão. As próprias palavras de Josefo dão conta de contradizer esta invenção cristã.

7 comentários:

  1. Então caríssimo...

    "Quando fiz treze anos desejei aprender as diversas opiniões dos fariseus, dos saduceus e dos essênios, três seitas que existem entre nós"

    Entre NÓS! É óbvio, entre o povo judeu oficialmente só existiam essas três correntes religiosas.
    Logicamente o Sinédrio não reconhecia o Cristianismo.
    Mas Paulo era um fariseu...

    Legal... se tu achas que tem sempre razão e diz a verdade então comece refutando os artigos desse site:
    http://verdadereoculta.blogspot.com.br/2012/11/jesus-cristo-e-arqueologia.html

    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido,

    Primeiramente não se pode falar de CRISTIANISMO pois àquela época, ele ainda não existia e a prova disso está no testemunho de Flávio Josefo. Ora, esse afirmação dele PROVA que o texto que fala sobre cristo é um interpolação da Igreja Católica, ávida por achar comprovações de seu "messias". Captou? Se não conseguiu, lê de novo com mais carinho.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo, quando Josefo nasceu, o Cristianismo já estava bem atuante, inclusive entre os judeus, porém estes, especialmente os líderes religiosos consideravam o Cristianismo apenas uma SEITA.

    A prova está em Atos 24:14 e 28:22 se quiser ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Cícero: Josefo nasceu (37 ou 38 do primeiro século) MUITO ANTES de Atos dos apóstolos ter sido escrito (não há consenso mas vamos colocar entre 70 e 80). Quando ele tinha 13 anos (50 ou 51), provavelmente Lucas nem era nascido (alguns dizem que nasceu por volta dos anos 70, portanto, melhor rever seus posicionamentos.

      Excluir
    2. Ahhh .. pior ainda: Lucas SEQUER conheceu Jesus, assim como Paulo que o inseriu no cristianismo, portanto, ele apenas transmitiu o que escutou --- fail.

      Excluir
  4. Meu caro, veja sua incoerência. Se Lucas teriam nascido nos anos 70, como poderia ter escrito Atos nos anos 70? Já nasceu bem dotado escrevendo livros?

    Estudiosos indicam que Atos foi escrito em torno de 62, por um Lucas certamente adulto.
    Mas isso é irrelevante. Então pela sua lógica os livros que descrevem personagens famosos da história antiga deveriam; seus autores e personagens; estar vivos quando do registro de tais livros??!! Nem Mateus, Marcos, João, Pedro, Tiago que conviveram com Jesus escreveram quando ele estava vivo.
    Assim, então podemos considerar a grande maioria dos livros históricos falsos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra tu veres como são discrepantes as informações. Nem os estudiosos chegam a um denominador comum. Pelas datas, nenhum dos evangelhos teria sido escrito pelos apóstolos a não ser Paulo .. que não era apóstolo rs. Eles foram nomeados pela tradição cristã. Além do mais, pescadores eram analfabetos, portanto, escrever como? De qualquer forma, pra não fugir do tema, os sectários cristãos eram tão ínfimos que Josefo sequer deparou com algum. Há um cheiro de podre nas provas "irrefutáveis". Entre elas, o testemunho de Josefo. E ofensas não serão publicadas, capicci?

      Excluir