Bem-vindos!

Mas entrem com a cabeça aberta para novas percepções, afinal, várias décadas escutando a mesma coisa e não se aprofundando nos textos, de certo modo é apavorante! Leia, releia, pesquise. Novos horizontes se abrirão pra você e com o entendimento, terás a verdadeira liberdade. Ah .. por favor: marque na caixa de diálogo o que você achou do texto e deixe seu comentário, ok? Obrigado pela visita

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Arrebatamento: a grande mentira


Uma das maiores motivações para os cristãos evangélicos fanáticos é a espera pelo Arrebatamento. Notadamente, os cristãos históricos (católicos, anglicanos, gregos ortodoxos e a maioria dos luteranos) e os judeus olham pra esse tipo de doutrina com desdém, visto que ela é extremamente sectária e também sem validação dentro das escrituras. Coincidência ou não, somente as igrejas neo-pentecostais acreditam nessa bobagem.

Qual é a idéia do arrebatamento? No fim dos tempos, os cristãos realmente fervorosos, ou seja, fanáticos, serão arrebatados de corpo e alma para o céu, enquanto uma série de catástrofes naturais e políticas afetarão a Terra durante sete anos. Ao fim desse período, Jesus voltaria como conquistador ao nosso planeta, derrotando o Anticristo numa grande batalha em Israel. Esse cenário épico é inspirado em várias passagens da Bíblia mas é preciso forçar consideravelmente a interpretação do texto para chegar a essa conclusão.

No Antigo Testamento, somente duas pessoas foram arrebatadas e sem nenhum motivo aparente. A primeira foi Henoc, conforme Gênesis 5:

23. A duração total da vida de Henoc foi de trezentos e sessenta e cinco anos. 24. Henoc andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou.

Cabe ressaltar aqui que em algumas Bíblias Evangélicas, o termo "Deus o levou" é substituído por "Deus o arrebatou".

A segunda, foi o profeta Elias, conforme em II Reis:

11. Continuando o seu caminho, entretidos a conversar, eis que de repente um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias subiu ao céu num turbilhão.

Os motivos pelo arrebatamento não estão explícitos nos textos, portanto, geram milhares de versões sobre o assunto, afinal, o que não é dito, certamente é fantasiado ..rs

Historicamente, a crença no arrebatamento começa no início do século XIX, graças ao trabalho do pregador evangélico John Nelson Darby e foi desenvolvida e pregada pelos pentecostais durante o século XX. O Arrebatamento integra a crença do Dispensacionalismo que apresenta duas distinções básicas:

1 - Interpretação consistentemente literal das escrituras, em particular das profecias bíblicas.

2 - A distinção entre Israel e a Igreja no programa divino.

Vejam que já na primeira distinção ocorre um erro gravíssimo: a interpretação literal de profecias. Isso gera vários problemas, afinal, a linguagem profética é essencialmente figurada e cheia de simbolismos.

A segunda distinção é um "ajeitômetro" para justificar e separar as promessas divinas para os judeus - o que se vê claramente nas escrituras - das promessas para os cristãos convertidos pois eles acreditam que as promessas no AT para Israel não foram transferidas para a Igreja.

Esse embasamento da teoria do arrebatamento é retirado do livro do Apocalipse (óbvio ...rs), do capítulo 13 do Evangelho de Marcos e da primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses.

Então, para esses cristãos fanáticos, o arrebatamento acontecerá e eles serão levados (arrebatados) em corpo e espírito, deixando inclusive suas roupas do corpo pois eles são os cristãos verdadeiros.

Mas o NT é tão confuso, que os próprios textos se contradizem. Vejam:

João 6.63: O espírito é que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

I Cor 15.50: E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Vejam bem: A CARNE E O SANGUE NÃO PODEM HERDAR O REINO DE DEUS! Aonde ficariam as pessoas que seriam arrebatadas? E se lermos os textos de I Cor desde seu início, vemos claramente que Paulo separa o corpo espiritual do carnal.

Outro detalhe importante é que, lendo o livro do Apocalipse, fica muito claro que todos passariam pelo período da tal tribulação aqui mesmo na Terra. Isso sem falar que o texto de Apocalipse também claramente demonstra o tempo desejado para os acontecimentos, visto que ele tem relação direta com as perseguições que os cristãos do século I estavam enfrentando. Quem não vê este contexto imediato da profecia descredencia para quem os textos foram escritos.

Cada um acredita no que quiser mas seria ótimo se todos estudassem sobre sua doutrina. De que vale ser um papagaio que só repete o que ouve?

25 comentários:

  1. Olha é obvio que a carne não vai para o céu. Mas sim corpos transformados por Deus, Você com certeza não acredita em nada disso mas não se preocupe o dia do arrebatamento esta muito mais próximo do que vc imagina. Quando sumirem milhares de peessoas do planeta terra de uma vez, ai vc sabera que foi deixado para traz e nada mais do que justo...

    ResponderExcluir
  2. Serão semelhantes a anjos (não iguais) com poderes ilimitados pra atravessar a matéria e viajar mais rápido que a luz.
    Teremos corpos semelhantes ao de Jesus ressuscitado!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. "Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu." Mt 22:30.
      Abçs.

      Excluir
  4. Ressurreição não é arrebatamento. Pra ser ressurreto, tem que estar morto. Tente de novo.

    ResponderExcluir
  5. Marco,
    A 1ª Ressurreição e o Arrebatamento são eventos simultâneos.

    "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
    Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens,..." 1Ts 4:16,17

    "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
    Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados(arrebatados)." 1Co 15:51,52.

    Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiguinho: simultâneo não é igual. E está clarinho ali: os que MORRERAM em Xristo ... e depois os VIVOS ... tenta de novo.

      Excluir
  6. São duas etapas em sequência do mesmo evento.
    Seria como um jogo de futebol. É um jogo, mas com dois tempos...

    Obs.: algum motivo especial pra escrever Xristo?

    ResponderExcluir
  7. Meu filhinho .. não interessa se são duas etapas. Aliás, são duas etapas distintas! Está claro como água que só pode ressucitar quem está morto e os vivos que serão arrebatados e estou esperando até agora tu justificar a bobagem que tu afirmou sobre o arrebatamento (que é uma invenção, como vemos no texto do blog). Xristo é uma espécie de X-man :P

    ResponderExcluir
  8. É óbvio q quem ressuscita, já está morto!

    OK, Cristo é um X-man?
    Então por que eu deveria crer na existência e escritos de Sócrates, Platão, Aristóteles, Sargão, Alexandre, Hamurabi ...etc.
    Sendo que Jesus tem muito mais provas extra-bíblicas históricas que estes personagens.
    Cristo é citado historicamente por 42 autores numa sucessão de 150 anos. 9 autores tradicionais do Novo Test. 20 escritores cristãos fora da bíblia, 4 escritores heréticos e mais 9 fontes não cristãs. Enquanto apenas 10 autores mencionam por ex.: Tibério César imperador de Roma durante a vida de Cristo. A proporção aqui é de 10 para 42. Ou seja Jesus é mais confiável historicamente; porém não temos nenhuma dúvida do "mito" de Tibério César.

    Então os milagres, sinais, maravilhas operados por Jesus no passado e hoje diante dos inúmeros depoimentos; também são invenções pra enganar os ateus e céticos como vc,... é isso?

    ResponderExcluir
  9. Meu querido .. TODAS estas fontes já foram por água abaixo. Tu tens que entender que a igreja cristã, no afã de comprovar que JC existiu, começou a inventar muitas coisas, inclusive adulterando escritos - vide Flávio Josefo. Estude mais o início do cristianismo e verás que após Constantino, a briga pra provar a existência de JC foi enorme. E querido: não queria comparar um escrito oficial do Império Romano com escritos realizados após a morte de JC.

    ResponderExcluir
  10. E não vamos desviar o assunto: ONDE está descrito o arrebatamento por JC? Sugiro ler novamente todo o texto postado e venha com algo melhor, sem desvios.

    ResponderExcluir
  11. Prezado,...
    acaso teus guias não deixam tu citar o Precioso, Maravilhoso e Doce nome de JESUS CRISTO! é isso? logo Ele existe, não é mesmo?!
    Até inimigos e críticos de Jesus atestam sua historicidade como o autor grego Luciano. Pesquise "Luciano de Samosata e a Historicidade de Cristo".
    Prove que Josefo foi adulterado. Aliás todos os escritos antigos que mencionam Cristo foram adulterados então, é isso?... Ora até reis mencionaram acerca de Cristo.

    OK... a radiação, gravidade, ondas eletromagnéticas, evaporação, gelo, aborígenes etc, não existem, porque Jesus não mencionou...
    Os apóstolos continuaram o ministério de Jesus, estando suas doutrinas e ensinamentos expostos em TODO o Novo Test.
    O Arrebatamento está implícito na descrição de Jesus sobre sua 2ª Vinda em Mt 24, Lc 21. Paulo apenas detalha de forma mais específica esta etapa.
    Mas se insistes em alguma passagem; teríamos:

    "E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
    Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
    Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra." Mt 24:39-41.

    ResponderExcluir
  12. Meu querido: primeiramente eu sou Africanista! Não existem guias .. isso é UMBANDA! E só porque alguém fala, não é prova de veracidade. Isso é falácia das boas [Argumentum ad Nauseam - crer, equivocadamente, que algo é tanto mais verdade, ou tem mais chances de ser, quanto mais for repetido]. Eu provar alguma coisa? Vou fazer uma postagem específica sobre Flávio Josefo só para ti, querido falacioso.

    Voltando ao arrebatamento, tu afirmastes que está IMPLÍCITO. Isso lá é argumento? Implicitamente eu acho até coisas sobre mim na Bíblia. É facinho criar "achismos" em algo que não está explícito, portanto, PROVE o arrebatamento e pare de fazer eu perder tempo contigo.

    ResponderExcluir
  13. É tu que insistes no Argumentum ad Nauseam ao negar Cristo e o Arrebatamento.
    Já provei, tu não aceitas por orgulho e teimosia, mas já sabes muito bem!
    E tu sabes que arrebatamento significa: rapto, captura, tirar a força com rapidez, levar de repente.
    E é isso que diz exatamente as últimas passagens que citei de Mateus 24 confirmado com os textos de Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Aguardando as passagens que PROVAM o arrebatamento.

    ResponderExcluir
  15. Bla bla bla vcs n sabem o q falam....na biblia sagrada n existe ec tal henoc leia direito a biblia q vc vai axar passagens q falam sobre o arrebatamento.....qdo jesus voltar vc posta no seu blog q vc sem ofensas era um ipocrita.....

    ResponderExcluir
  16. Humm .. que estranho. Pensei ter lido o nome Henoc em Gen 5.23. Mas posta aí as passagens sobre o arrebatamento. Estou curiosíssimo.

    ResponderExcluir
  17. Lendo os comentários fiquei com uma dúvida em relação a Tessalonicenses 4, lá é dito que os que morreram estão "dormindo" , e os que morreram acreditando em Jesus serão ressucitados quando chegar no dia do arrebatamento ? Então que tá morto tá morto, não tá nem no céu, nem no inferno, nem em lugar nenhum, apenas irão "acordar" no dia do arrebatamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Thiantonio, se o Babá deixar publicar...
      Os que morreram EM Cristo estão vivos, conscientes já no céu. A passagem se refere ao corpo físico que será ressuscitado.

      Excluir
    2. "e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados(arrebatados)"

      Cicero, não faz o menor sentido ressuscitar quem já está vivo. Ressuscitar corpo físico não era coisa dos Faraós que se mumificavam para manter o corpo inteiro para poderem ressuscitar no mesmo corpo ?

      Excluir
    3. Fica cada vez mais difícil de entender esse treco de ressurreição e arrebatamento. Os que morreram EM CRISTO estão vivos .. então para quê ressuscitá-los? Em contrapartida, pergunto: TODOS OS CRISTÃOS DESDE O SÉCULO I estão aguardando para serem ressuscitados?
      E ainda aguardando provas VERDADEIRAS do arrebatamento no NT.

      Excluir
  18. Vaiv er que a alma ainda fica presa .. vai entender. Para quê serviria a extrema unção católica então? Esse cristianismo é uma colcha de retalhos.

    ResponderExcluir
  19. Jesus e um bosta o arrebatamento e uma farça

    ResponderExcluir