Bem-vindos!

Mas entrem com a cabeça aberta para novas percepções, afinal, várias décadas escutando a mesma coisa e não se aprofundando nos textos, de certo modo é apavorante! Leia, releia, pesquise. Novos horizontes se abrirão pra você e com o entendimento, terás a verdadeira liberdade. Ah .. por favor: marque na caixa de diálogo o que você achou do texto e deixe seu comentário, ok? Obrigado pela visita

segunda-feira, 5 de março de 2012

Perguntas que não querem calar - O grande desafio

"Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim."

Evangelho Segundo João, capítulo 5, versículo 39


Conforme o texto acima, Jesus afirma que as escrituras são o testemunho de que ele é o messias esperado. De que escrituras ele se refere? Obviamente, as escrituras são as que constam no AT, visto que os evangelhos foram escritos décadas após.

DESAFIO!

Utilizando APENAS o Antigo Testamento e sem retirar textos dos contextos, prove:

1 - Onde está escrito que o messias seria "filho" de Deus?
2 - Onde está escrito que o messias morreria pelos pecados da humanidade?
3 - Onde está escrito que alguém precisa morrer para pagar os pecados de alguém?
4 - Onde está escrito que o messias seria o próprio Deus?
5 - Onde está escrito que o reinado do messias não seria nesse mundo?
6 - Onde está escrito que o messias seria filho de uma virgem?
7 - Onde está escrito que o messias seria crucificado?
8 - Onde está escrito que o messias morreria e ressuscitaria?
9 - Onde está escrito que o Deus seria uma trindade?
10 - Onde está escrito que precisaria de um intermediário para chegar até Deus?


Aguardando algum corajoso a se pronunciar.

18 comentários:

  1. Olá perfeito blog no momento certo,antes eu evitava os crentes evangélicos, mas agora como a perceguição com a nossa religião é a pregação favorita deles,comecei a estudar a biblia e assuntos relacionados e obviamente encontrei muitas contradições,em fim fui convidada educadamente a "ganhar"um estudo biblico com sei lá quem importante da igreja adventista,com a promessa de conhecer a "verdade",pois bem não reajo bem a desafios aceitei,agora preciso colher material para minhas questões,achei o lugar,parabéns muito bom o blog,se acaso eu encontrar literalmente as respostas sem devaneos de espirito santo,o que acho impossível e improvável.Mas valeu !
    Asé Magda òmó osúm epòndá.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marco,
    sei que vc não irá aceitar e arrumará argumentos contra, mas aí vai apenas 313 passagens atestando o messianismo de Jesus.

    http://creationsciencenews.wordpress.com/2010/08/08/313-profecias-do-antigo-testamento-que-se-cumpriram-em-jesus/

    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. VAmos fazer assim: apenas os profetas podem atestar o messias, então, tu fazer um favor: tu mesmo seleciona destas 313 passagens as que forem proféticas por queê o resto é lixo e nem vale a pena discutir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Note que a Escritura toda, podemos considerá-la profética.

      As passagens de Gênesis foi o próprio Deus que deu a Abraão. Em Exodo, Números, Deuteronômio foi o profeta Moisés que recebeu de Deus.
      Nas passagens de Salmos temos o profeta Davi. E nas outras passagens; são os vários profetas em seus respectivos livros.
      Abçs.

      Excluir
  4. Pra poupar o teu trabalho, vamos ver quais profecias messiânicas "verdadeiras" que JC não cumpriu? http://cybermago.blogspot.com.br/2010/10/jesus-o-messias-que-nao-cumpre-nenhuma.html

    ResponderExcluir
  5. O Pentateuco não é formado de livros proféticos .. Davi não é profeta .. Salmos não são profecias ... tá difícil

    ResponderExcluir
  6. 6 - Onde está escrito que o messias seria filho de uma virgem?
    R: 14 Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.

    ResponderExcluir
  7. Normal os cristãos separarem os versículos para comprovaram a existência de JC MAAAAAAAAAAS se tu leres desde o início da profecia verás que é uma profecia para ACAZ que estava sendo ameaçado pelos Assírios e estava todo cagado de medo ... rs. INCLUSIVE, no capítulo 8.3, o tal menino já nasce e recebe outro nome.

    Próximo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Caro Discriminador,
    Se recebe outro nome, logo não era filho do rei, e sim indica Jesus - Deus conosco = Emanuel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Cícero: Se recebe outro nome, logo não era filho do rei. Usando as mesmas palavras e lógica tua, então por que Jesus não se chamou Emanuel? :D

      Excluir
    2. E outra: não era filho do Rei?

      Isaías 1.1. Visão de Isaías, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, REI de Judá.


      Isaías 8:3. E fui ter com a profetisa, e ela concebeu, e deu à luz um filho; e o Senhor me disse: Põe-lhe o nome de Maer-Salal-Has-Baz.

      Aí tu vais afirmar: mas não é Emanuel!!! Emanuel é um título e é para este menino que nasceu. Veja mais adiante:

      Isaías 8:8. E passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até ao pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel.

      Pior pra quem acredita que está falando de JC. A profecia INTEIRA vai até o capítulo 12 e fala do povo de Israel sendo assolado pela Assíria.


      Excluir
    3. Prezado Babá,
      Esse filho que nasceu de Is 8:3 era do próprio profeta. Mas sua esposa (profetisa) não era virgem, pois já tinham um filho cfe. Is 7:3.
      A profecia é de uma VIRGEM. Assim Maria virgem, estava grávida de Jesus, pois não tinha relações e nem era casada com José.

      O nome Jesus - "Deus é a salvação" tem plena ligação com Emanuel - "Deus conosco" do qual Israel tanto aguardava - libertação e salvação.

      Em Is 8:8 é uma profecia da posse de Israel para seu futuro rei - Jesus o Emanuel.

      Excluir
    4. Prezado:
      Primeiro: não está claro que o filho é da profetiza.

      Segundo: o versículo posterior mostra que o menino seria um libertador:

      Isaías 8:4. Porque antes que o menino saiba dizer meu pai, ou minha mãe, se levarão as riquezas de Damasco, e os despojos de Samaria, diante do rei da Assíria.

      Terceiro: A profecia começa no capítulo Um e termina no DOZE e fala sobre o assédio da Assíria à Jerusalém e à Judá.

      Quarto: que profeta teria prestígio diante de seu povo se, ao estar a um passo de ser invadido,fazer profecias para outra época que não aquela?

      Excluir
    5. Outra coisa bem importante. Vamos ao texto em hebraico:

      lakhen yitten 'adhonayhu' lakhem 'oth hinneh ha`almah harah veyoledheth bên veqara'th shemo`immanu'el

      A palavra almah é utilizada no hebraico para moça ou jovem , não necessariamente virgem. Quando querem se referir à uma moça virgem, pura, que não tenha tido relações sexuais, a palavra é "betulah".

      Excluir
    6. Veja,

      1- Profetisa é um título dado a esposa de profeta. A expressão "e fui ter com" denota com frequência união sexual. Se não fosse esposa do profeta, por que Deus manda ele nomear o filho dela? de uma estranha?

      2- Não há nada indicando que este menino seria um libertador no versículo seguinte. Pelo contrário, em Is 8:4 descreve despojo, perda, dano.

      3- Prediz muitas coisas. Não somente sobre Jerusalém e Judá, mas sobre a Síria, Assíria, Egito e nações vizinhas a Israel; e muito importante; o advento e o reinado do Messias como diz os capitulos 11 e 12.

      4- Isaías fez várias profecias pra sua época e pra épocas posteriores (previu a ascenção do rei Ciro da Pérsia uns 150 anos antes) e até bem futuras como hoje. Apesar do castigo de Deus para com seu povo por pecados e rebeldia, Deus em meio a crise mostra o sinal da virgem para benções futuras sobre Israel e que o cativeiro não seria pra sempre. Veja Is 9:6,7 sobre o menino-rei que viria - Jesus.

      5- A palavra hebraica 'almah' no entando, se aplica a Miriã menina de cerca de 14 anos. (Ex 2:8) e a Rebeca - Gn 24:16 onde se ressalta sua virgindade.
      A tradução da Bíblia para o grego traduz esta palavra por 'parthenos' (virgem) tirando qualquer dúvida de Mt 1:23.

      Excluir
    7. Cícero,

      Para quê serve uma profecia? Os textos proféticos eram utilizados para darem esperança ao povo em momentos difíceis e, de certo modo, eram uma palmada e depois um afago. Vamos aos fatos:

      Jerusalém e Judá eram grandes cidades comerciais à época e estavam na iminência de serem invadidas pelos assírios. Isaías, em sua profecia, acredita que essa invasão deve-se ao pecado cometido pelos hebreus, cujos sacrifícios expiatórios já não mais adiantavam, ou seja, a invasão seria um castigo de Deus por causa dos pecados cometidos (Isaías 1 a 5)não só por Jerusalém e Judá mas também pelos israelitas que viraram idólatras e se aliaram à Síria (Isaías 7 e 2 Reis 15)). Para falar ao povo sobre os futuros acontecimentos e o porquê deles, Isaías acredita que ele teria sido o escolhido (Isaías 6).

      1 - Olhando com mais atenção, vejo que vc tem razão. O filho é de Isaías e a profetisa é esposa dele.

      2,3 e 4 - Você também tem razão mas ... olhando com mais atenção, vejo que são duas coisas distintas. O filho de Isaías seria o sinal e o libertador seria outra pessoa. Chego à seguinte conclusão porque a) "Maer-chalal-hach-baz" significa "O sinal já lhe foi dado através de teu filho". b) Em Isaías 9.6 este menino já nasceu e é um PRÍNCIPE e para ser um príncipe, precisa ser filho de um REI. Portanto, o príncipe é EZEQUIAS, filho de Acaz. Curiosamente, Ezequias significa "A força de Deus" e ele foi um rei bom, reto e justo, ou seja, possuía todas as qualidades descritas nos capítulos 9 à 11.

      4 - Nesse ponto você está enganado. Se Isaías fosse o autor de todas as passagens, ele teria mais de 200 anos!!! Lembrando que a primeira deportação dos judeus para a Babilônia deu-se em 597; em 586 é a conquista de Jerusalém e a segunda deportação. Veja bem, o livro de Isaías é dividido em 3 partes porque são 3 épocas distintas: capítulos 1 a 39 (antes e durante o cativeiro), capítulos 40 a 55 (final e regresso do cativeiro) e 56 à 66 (regresso do cativeiro), portanto, as profecias retomam àquela época e não de JC que vocês cristãos insistem e acreditam.

      5 - Nesse ponto você não vai entender nunca pois não és hebraico. Mas você, sem querer, me deu razão: quando os hebreus querem ressaltar que é uma virgem, utilizam a palavra bethulah: Gen 24.16. vehanna`ara thobhath mar'eh me'odh bethulah ve'iysh lo'yedha`ah vatteredh hâ`aynâh vattemalle' khaddah vatta`al (A jovem era muito bonita e virgem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou. com relação ao grego, não se pode considerar pois a versão dos 70 foi manipulada como todos sabemos, portanto, vamos nos ater ao hebraico, língua original.

      Excluir
  9. Não sou cristão, na verdade nunca fui religioso, só sou um curioso buscando conhecer uma área que nunca tive interesse, por isso estou lendo seu blog, muito bom o blog, e você tem muito conhecimento da biblia, esse fato de modificarem os livros não respeitando a tradução original é muita sacanagem, desanima tentar entrar nessa área de conhecimento sabendo-se dessas "trapaças" que as religiões fizeram ao longo dos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta ler a Bíblia dos TJs. É uma interpretação exclusiva deles. Uma viagem :D

      Excluir